quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rio + 20: O meio ambiente como prioridade social


Um dos eventos mais famosos na área da ecologia foi o Rio-92 ou Eco-92 -  oficialmente, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - realizado entre 3 e 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Nele, foram tratados assuntos de interesse social, como a conciliação do progresso sócio-econômico com a proteção e conservação dos biomas e recursos do planeta.

Em 2012, a ONU - Organização das Nações Unidas - propõe uma releitura do famoso encontro: a Rio + 20 (ou Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável). Como o próprio nome do evento sugere, ele ocorre vinte anos depois da primeira iniciativa. Dessa vez, pretende-se discutir a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura para isso.


Para o engenheiro ambiental Rubens Marcon Astolfi, o evento é muito importante, principalmente pelas causas da preservação da natureza e da qualidade de vida. “O comprometimento político de nossos gestores é fundamental para o bom andamento dos projetos e das leis na área ambiental. Eles são os primeiros que devem se convencer da importância do evento e também do tema”, salienta Astolfi.

Segundo ele, a consciência ambiental já foi despertada na sociedade, mas precisa ainda de ações, incentivos e condições por parte dos poderes públicos. “O meio ambiente não tem mais tempo para esperar decisões de governantes, ou grupos de países. Está mais do que provado que é uma questão urgente, onde cada um deve fazer a sua parte, para que no final possamos ter uma qualidade de vida melhor que essa. Espero que a Rio + 20 venha com boas novidades para todos”, destaca Rubens.

Em seu papel de conscientização ecológica e amor ao meio ambiente, o Grupo Ecológico Guardiões da Vida apóia iniciativas como a Rio + 20.  



Rio + 20: de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário