segunda-feira, 21 de maio de 2012

Diversidade e sustentabilidade

O programa Por Falar em Ecologia deste sábado iniciou com a participação de Oscar dos Santos, coordenador técnico do grupo Plural Coletivo LGBT, que divulgou o evento Educação para a Diversidade e o Combate a Homofobia na Escola com palestra da Professora Marina Reidel que é Arte Educadora da escola do Rio de Janeiro e também a 1ª Marcha Contra a Homofobia em Passo Fundo e Região. Oscar destacou a importância da educação, para que se obtenha a liberdade e a igualdade dos gêneros, pois a diversidade existe e não é só nas orientações sexuais.

Reciclagem

De acordo com o site Compam, reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram resultado de uma série de atividades, pela qual os materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. E é isso mesmo que a Escola Monteiro Lobato, do bairro Planaltina, faz com materiais elétricos e eletrônicos antigos, através de uma ação encabeçada pelo funcionário Jorge Gomes, onde são realizadas coletas de artigos em desuso como toca-discos, toca-fitas, vídeo games, forno elétricos, microondas, computadores e qualquer outro material nesse mesmo segmento.

O uso de reciclagem para ajudar no descarte correto de equipamentos eletrônicos, além de contribuir com a natureza, ajuda no embelezamento de áreas. Com estilo e criatividade, pode-se transformar gabinetes de computadores antigos para fazer belas floreiras, monitores podem virar ótimas casinhas para animais de pequeno porte como cães e gatos, mas também podem ser transformados em belos aquários se bem vedados, os vidros das telas viram lindos enfeites de mesa, eletrodos, bijuterias, abajures, entre outros.

A escola Monteiro Lobato recebeu em doações no passado aproximadamente três toneladas em materiais. O que não se pode reciclar na própria escola é vendido a empresas especializadas. O valor gerado com essa venda traz melhorias internas a escola. Além da natureza, essa ação ajuda na educação, mostrando aos alunos alguns artefatos que eles só tinham ouvido falar, mas não conheciam pessoalmente.

Os pequenos alunos de 1ª a 5ª série também são alvos de educação relacionado a reciclagem. Com eles é usado o viés da contação de histórias, onde se trata de assuntos como saudade, amor, respeito, amizade, carinho, usando essas palavras-chaves para educar e fazer com que esses pequenos ouvintes e leitores possam ter uma consciência ambiental, porque essa não vem só pensando na ecologia em si, mas trabalhando um raio de abrangência maiores para que no final se obtenha um resultado favorável a natureza e também as próximas gerações.

Participou também do programa o professor da Universidade de Passo Fundo Carlos Alexandre da Costa, que lançou nesta semana o livro Contabilidade e Ambiental, onde aborda assuntos como sustentabilidade, onde todo impacto ambiental gera um impacto econômico, seja positivo ou negativo, buscando o equilíbrio entre meio econômico, produtivo e natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário