segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ecologia e Educação

O programa Por Falar em Ecologia do dia 28.04, teve como tema principal de debate o Programa Mais Educação, do MEC. Este programa, tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Quem esteve presente nos estúdios da rádio Diário AM para falar sobre o assunto foram as professoras Maria Luiza Wagner Camargo, representando a 7ª CRE, e Lucinda Gonçalves Pinheiro, representando a Agenda 21 e o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas. As professoras ressaltaram o papel do programa Mais Educação, em conjunto com educadores e as famílias, para incentivar o aluno a "socializar", a realizar atividades fora de seu bairro, expandir, conhecer, produzir além do básico de seu cotidiano. 

Sabemos da importância que a família tem no processo educativo da criança, e do jovem também, porque não. Mas o que vemos geralmente é que os pais acompanham os filhos em seus primeiros anos na escola, e depois acabam deixando um pouco de lado essa atividade. O Programa Mais Educação procura chamar esses pais de volta, a participarem do processo de aprendizagem do fiilho, porque educação é um processo da vida inteira, não acaba quando o aluno sai da escola. 

A professora Lucinda trouxe presente a educação ambiental, que procura trabalhar também com a participação da família na escola, no intuíto de cuidar da vida, quando criança, cuidar da vida enquanto pai, mãe, profissional, "principalmente nós, profissionais da educação, que cada dia nos deparamos com uma realidade diferente, um contexto diferente", diz a professora.

Com a participação dos ouvintes por telefone, outro tema foi abordado rapidamente pelo pouco tempo que restava, mas que sem dúvida ainda será pauta nos próximos debates: o Código Floretal.

Quase no fim do programa, um ouvinte muito participativo aparece no estúdio para acrescentar e trazer a provocação para os demais ouvintes. Jeferson Luiz Canto, que trabalha como jardineiro, aproveita a ocasião para pedir o alerta da população, pois sendo o Brasil uma potência mundial, principalmente no que diz respeito aos recursos naturais, "estamos prontos para sermos explorados, temos a maior reserva de água doce do mundo e inúmeros outros recursos; já fomos explorados uma vez quando levaram o Pau Brasil, é hora de abrir o olho", acrescenta Jeferson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário