segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ações sobre o meio ambiente na cidade

Neste sábado, 21 de abril, foi ao ar a 407° edição do programa Por Falar em Ecologia, na Rádio Diário AM. A atração veiculada semanalmente entrou no mês de comemoração de seus oito anos no ar.

Visto que dia 19 foi o dia do Índio, o apresentador Carlos Eduardo Sander propôs reflexões sobre os primeiros habitantes da América através de duas músicas.

Sander também recebeu no estúdio o militante do Grupo Ecológico Guardiões da Vida, GEGV, Clóvis Alves, o qual foi por muitos anos Secretário do Meio Ambiente em Passo Fundo. Na ocasião, foi possível fazer um balanço sobre seu tempo de atuação na pasta municipal. No período, uma série de mudanças pró-meio ambiente foram efetivadas, como a implementação da coleta seletiva e o uso de contêineres. Durante o programa, Jeferson, o jardinista, homenageou Alves pela trajetória dedicada à causa ecológica com uma flor brinco de princesa.

Coleta seletiva
Desde 2010, Passo Fundo conta com a coleta seletiva de lixo. No sistema adotado pela cidade, resíduos orgânicos são depositados em contêineres de cor laranja. Já o lixo seco e reciclável é acondicionado em contentores azuis. Assim, os caminhões da Codepas passam recolhendo separadamente o material que tem como destino principalmente um aterro sanitário, no caso do lixo orgânico, e usinas de reciclagem, no caso do seco. Embora ainda nem toda a cidade conte com o serviço, 700 pontos voluntários recolhem e separam os resíduos, contribuindo com ações de reciclagem. O ex-secretário Clóvis Alves afirma que a tendência é que 100% da cidade seja amparada pelo serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário