segunda-feira, 16 de abril de 2012

Campanha da Fraternidade e Educação Ambiental

Na manhã do dia 14 de abril, o programa Por Falar em Ecologia foi voltado à Campanha da Fraternidade 2012, que traz para discussão o tema saúde. A atração também apresentou à comunidade Jared, que veio a Passo Fundo apresentar uma peça sobre conscientização social e ambiental.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema é “Que a saúde se difunda sobre a terra”. No programa estiveram presentes Marli Ribeiro Guilhon e Leontina Colussi que fazem parte da equipe da área, Ivanilde Dal Pró Zucco, coordenadora da Pastoral da Saúde da Paróquia Santo Antônio, e João Maria, coordenador diocesano, também responsável pela Pastoral da Saúde do Santuário Nossa Senhora Aparecida.

O tema foi escolhido devido a necessidade que o povo tem de ter acesso a saúde pública, segundo a visão da Pastoral. O assunto surgiu na Assembleia Diocesana e foi aprovado na Assembleia Nacional dos Bispos. O foco da campanha é a prevenção, promoção e recuperação.

A campanha visa difundir, promover e cuidar da vida. Para alcançar esse objetivo o trabalho está sendo desenvolvido em três dimensões. A primeira dimensão é a solidária, onde o doente é visitado; a segunda é a comunitária, onde é trabalhada a prevenção e a reeducação através de exposição de ervas, visitas a escolas, encontros e palestras que falam sobre alimentação e hábitos saudáveis. A terceira dimensão é a política-institucional que é a atuação junto a órgãos, instituições públicas e privadas, encontros e conselhos municipais.

Ivanilde colocou que a saúde é um direito de todos e dever do Estado e que o SUS deve ser valorizado. Ao serem questionados sobre fonte das doenças, João Maria citou os hábitos alimentares, que segundo ele devem ser trabalhados nas escolas e universidades para que haja uma reeducação alimentar. Além disso, João Maria expôs a realidade de que há muitas pessoas faturando em cima das doenças. Ele afirma que as doenças geram dinheiro. Passo Fundo é um exemplo de cidade visitada diariamente por milhares de pessoas que buscam atendimentos médicos.

Marli chamou a atenção daqueles que marcam consultas ou exames e que depois não comparecem, assim  tirando o lugar de alguém que precisa. Ivanilde alertou a população para que busque ajuda nos CAIS quando os sintomas são sentidos. Leontina lembrou que a saúde não passa pela farmácia, mas pela cozinha.

Depois da discussão sobre a Campanha da Fraternidade foi a vez de Jared Greene falar sobre seu trabalho. Jared é americano, mora em Pullman, Washington. Fez faculdade de teatro, gosta de atuar, dançar, cantar. Além disso, é apaixonado pela natureza e adora trabalhar com crianças.

Jared veio para o Brasil através do Centro de Desenvolvimento e Educação Ambiental Thaines & Bodah e está em Passo Fundo para apresentar uma peça de conscientização social e ambiental escrita por ele em janeiro deste ano. A peça é voltada para crianças e está sendo apresentada nas escolas, principalmente nas que atendem classes sociais mais baixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário